Como Imprimir CPF 2ª Via Facilmente

Como devemos proceder quando por alguma infelicidade perdemos nossos documentos pessoais, especialmente o CPF? Como impirmir CPF 2ª via? Afinal, além de ser um dos documentos mais importantes do brasileiro na atualidade, também é através dele que temos registrada a nossa vida nos diferentes ramos da economia nacional.

Esse registro é composto por uma numeração específica de inscrição imutável, ou seja, 11 dígitos que irão acompanhar para sempre cada brasileiro inserido na vida econômica do país!

Ele é tão importante que no ano de 2015 os pais recebem o CPF dos seus filhos logo quando registram a certidão de nascimento da criança, o que evita inúmeros problemas futuros.

Devido a essa grande importância, muitas pessoas ainda acreditam que solicitar a segunda via do CPF pode ser algo burocrático e demorado, contudo a boa notícia é que muita coisa mudou e hoje a realidade é bem diferente. Continue lendo o artigo e conheça todos os detalhes!

Para que Serve o CPF?

Todas as pessoas que moram efetivamente no país são obrigadas a ter uma inscrição de CPF, para que a Receita Federal possa identificar cada uma como contribuinte ou não.

Para termos uma ideia da importância desse documento, sem ele um cidadão fica impossibilitado de abrir conta corrente em qualquer instituição bancária, não pode ter bens imóveis em seu nome (tão pouco aliená-los), não pode fazer qualquer ação na bolsa de valores, não pode requerer junto ao INSS qualquer tipo de benefício, etc.

Se você ainda não possui um número de CPF faça agora mesmo e caso necessite de uma segunda via leia o artigo na íntegra, começando por saber a situação cadastral do seu CPF.

Como Saber a Situação Cadastral do meu CPF?

Antes mesmo de obter a segunda via do CPF, é muito importante verificar como esta a situação cadastral do documento perante o governo. Para isso, acesse o link abaixo, preencha as informações solicitadas pelo site e caso obtenha qualquer resposta diferente de “situação regular” procure um posto da Receita Federal em sua região para se informar do problema.

http://cpf.receita.fazenda.gov.br/situacao/

https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/cpf/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp

Como Imprimira CPF 2ª Via

É muito importante mantermos em local seguro uma xerox ou mesmo apenas a numeração do CPF, pois ela será necessária para quem precisar obter a segunda via do documento pelos meios tradicionais.

Se a pessoa que deseja imprimir CPF 2ª via não for declarante do Imposto de Renda, então ela deverá clicar no link abaixo:

http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/CPF/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp

E após carregar por completo a página da Receita Federal, deverá preencher corretamente o formulário online com a numeração do CPF, nome completo, data de nascimento, nome completo da mãe e o número do título de eleitor.

Uma nova tela será carregada com a figura da segunda via do CPF. Assim, a pessoa precisará imprimir e guardar consigo. Note que o sistema apenas fornece uma imagem do CPF que pode ser comprovada legalmente por qualquer um, por isso possui validade, mas não gera qualquer outro tipo de informação (como fiscal ou econômica), apenas comprova a inscrição regular do CPF com possibilidade de verificação.

Se a pessoa for declarante do Imposto de Renda e necessário acessar a página da Receita Federal e logar no sistema ECAC. Clique no link abaixo:

https://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/ssl/atbhe/codacesso.app/PFCodAcesso.aspx

Clique em criar código de acesso ao ECAC (necessário saber a numeração do seu CPF) e uma vez lá dentro basta clicar em “cadastros” e depois em “comprovante de inscrição no CPF”. Logo em seguida o sistema gera a imagem de um novo cartão de CPF (com a mesma numeração) que deve ser impresso e utilizado normalmente.

Documentos Necessários para impimir CPF 2ª Via

Como todo procedimento é online, tanto para declarantes como para não declarantes, a única coisa necessária será saber a numeração do CPF e do título de eleitor.

Considerações finais

Antigamente era muito burocrático obter a segunda via do CPF, contudo hoje em dia esse processo se tornou muito fácil, sendo feito todo online!

E então, já ficou a saber mais sobre como imprimir CPF 2ª via, para que serve, documentos necessários, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a resposta a esta pergunta junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *