Como Tirar Atestado de Bons Antecedentes Criminais

De fato nunca foi tão fácil obter o atestado de bons antecedentes federal, posto que no passado era um verdadeiro mar de burocracia, espera e dor de cabeça. Você chegou até aqui por que deseja conhecer o que é necessário para expedir tal documento? Quer rapidez e praticidade em todo esse processo?

Então continue prestigiando o artigo e saiba de todos os detalhes envolvidos.

O atestado de bons antecedentes criminais em âmbito federal é um documento emitido e de competência da Polícia Federal e somente essa instituição tem a devida autoridade para conceder tal documento em todo o território nacional.

Portanto, para podermos esclarecer melhor os leitores com as informações desejadas, optamos por dividir o artigo nas seguintes partes: o que é e para que serve o atestado de bons antecedentes criminais? Não confunda os documentos desejados, documentos necessários e como tirar o atestado de bons antecedentes criminais à nível federal.

O que é e Para que Serve o Atestado de Bons Antecedentes Criminais?

Esse atestado nada mais é do que uma comprovação oficial da União de que nenhuma questão criminal esta envolvendo o nome da pessoa pesquisada, servindo para várias situações, tais como: compra e venda de bens imóveis, comprovação de idoneidade visando concursos públicos ou cargos de confiança em empresas privadas, etc.

Contudo, é importante não confundir o tipo de documento desejado. Você já fez essa revisão?

Não confunda os documentos desejados

Para atestar a idoneidade de uma pessoa através da certidão de antecedentes criminais, existem duas competências. Uma é o atestado federal, que apenas responde por crimes de jurisdição da Polícia Federal e outra própria de cada Unidade Federativa voltada apenas para o âmbito estadual.

Documentos necessários

Para que o interessado possa emitir tal documentação, é necessário que ele possua RG com prazo de validade vigente, CPF e que seja maior de 18 anos, pois não são emitidos documentos desse tipo para menores, já que estes possuem legislação específica.

O atestado de antecedentes criminais federal tem validade de 90 dias a contar da data impressa na certidão. Caso perca a validade, o interessado deverá realizar todo o processo descrito novamente a fim de obter nova certidão.

Como Tirar Atestado de Bons Antecedentes Criminais Federal?

O interessado que desejar emitir esse documento deverá acessar a página específica da Polícia Federal através do seguinte portal:

http://www.pf.gov.br/servicos-pf/antecedentes-criminais

A página a ser exibida será a que segue:

como-tirar-atestado-de-bons-antecedentes

Após a página carregar por completo, basta o interessado observar o botão “emissão” e clicar nele. Então abrirá outra página:

atestado-de-bons-antecedentes

Que deverá ser corretamente preenchida. Caso não tenha um passaporte basta deixar tal campo em branco.

Certifique-se de informar ao certo o código de segurança e clique em “pesquisar”. Automaticamente o atestado de bons antecedentes federal será gerado com um código de verificação e a data de expedição.

Caso a imagem do formulário não apareça é porque você não tem o “Adobe Reader” previamente instalado em seu computador. Clique no quadrinho laranja “Get Acrobat Reader”, faça a instalação e tente novamente.

O atestado de bons antecedentes criminais já aparece na tela pronto e formatado, basta ligar a impressora e mandar imprimir.

E então, já ficou a saber mais sobre como tirar atestado de bons antecedentes criminais, quais são os documentos necessários, como fazer online, etc…?

Deixe em baixo nos comentários a resposta à ultima pergunta junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *