Como Tirar Antecedentes Criminais Federal?

Com o processo de informatização do setor público, muitas informações relevantes para o cidadão passaram a estar disponíveis pela internet e sem aquela habitual burocracia. Entre essas informações podemos citar como tirar antecedentes criminais federal, cada vez mais solicitado para diversos fins.

Ao ler na íntegra esse artigo você conhecerá todos os detalhes para antecedentes criminais federal, assim como saber emitir tal documento através da internet.

Para facilitar o entendimento do presente texto, dividimos os tópicos da seguinte forma:

O que é e Para que Serve?

O documento de antecedentes criminais federal é a certidão que indica se uma determinada pessoa tem ou não alguma passagem criminal junto ao banco de dados da Polícia Federal.

Ele serve principalmente para pleitear algumas ocupações que necessitam comprovação de “vida íntegra” do candidato, como comprovante de idoneidade em concursos públicos, alienação de imóveis, etc.

Diferenciando os documentos

Existe muita confusão a esse respeito, por isso a necessidade de esclarecermos.

O documento de antecedentes criminais federal é uma certidão emitida e de competência da Polícia Federal, enquanto que as demais certidões criminais são de responsabilidade e competência das demais unidades da federação, ou seja, de cada Estado em particular.

Onde ele é utilizado?

Em geral ele é utilizado por quem necessita comprovar retidão de comportamento ao longo da vida o desempenho de alguma função.

Documentos Necessários

Para que qualquer pessoa retire junto a Polícia Federal esse documento é necessário que ela seja maior de idade (18 anos) e que possua os principais documentos pessoais (RG, CPF e, se por acaso tiver, o passaporte).

Hoje em dia não é mais necessário comparecer a uma unidade da Polícia Federal para retirar o documento, basta entrar a internet, acessar o portal da Receita Federal, seguir o passo a passo que descrevemos abaixo e emitir a certidão de antecedentes válida por 90 dias gratuitamente.

Como Tirar Antecedentes Criminais Federal Online

Para emitir o documento de antecedentes criminais federal o interessado deverá acessar o site da Polícia Federal através do endereço eletrônico abaixo:

http://www.pf.gov.br/

Depois deverá ir até o final da página e em “serviços PF” clicar em antecedentes criminais:

como-tirar-antecedentes-criminais-federal

Então será carregada uma nova página onde o interessado deverá clicar no botão “emissão”:

antecedentes-criminais-federal

O seguinte formulário irá aparecer, devendo ser corretamente preenchido com atenção:

antecedentes

Note que os campos referentes ao passaporte só devem ser preenchidos se houver um, do contrário podem ficar em branco mesmo!

Informe o código da imagem de acordo com o que aparece no quadrado colorido, caso tenha alguma dificuldade de entendê-lo clique em “clique aqui” logo abaixo.

Por fim, após certificar-se de que tudo foi preenchido direito, clique no botão “pesquisar” ao final do formulário e um documento no formato PDF (adobe) irá aparecer na tela pronto para imprimir.

É muito importante que o usuário tenha instalado em sua máquina o programa “adobe reader” (geralmente pré-instalado na maioria dos computadores mais novos) para que o documento gerado possa ser visualizado corretamente. Além disso, é interessante que o navegador utilizado (google chrome, mozilla Firefox, edge, etc.) esteja devidamente atualizado.

Considerações finais

Algumas pessoas podem perguntar como garantir a autenticidade desse documento sem coisas do tipo: carimbos, firma reconhecida, autenticações, assinaturas, etc.

Isso é possível porque a mesma página da Polícia Federal que emite o documento também realiza a validação do mesmo, ou seja, ao gerá-lo um número de validação é impresso junto, assim qualquer um que desejar conferir a veracidade das informações poderá consultar no mesmo portal traquilamente.

E então, já ficou a saber mais sobre como tirar antecedentes criminais federal, quais são os documentos necessários, como fazer online, etc…?

Deixe em baixo nos comentários a resposta à ultima pergunta junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *