Certificado de Reservista [O Que é, 2 Via, …]

Para os brasileiros do sexo masculino de meia idade o certificado de reservista é de fato um documento pouco utilizado.

Geralmente fica guardado durante muito tempo num único local e quando é necessário em situações bem específicas – que veremos mais adiante – não conseguimos mais encontra-lo.

Nesse caso, como proceder para obter a segunda via certificado de reservista? Quer saber?

Então leia com bastante atenção todos os detalhes que iremos informar de forma bastante objetiva no presente artigo.

O Que é Certificado de Reservista

O certificado de reservista é o “paralelo” do certificado de alistamento militar (CAM), ou seja, quem é selecionado durante o processo de alistamento militar obrigatório ao final do alistamento recebe o CAM e quem é dispensado – desobrigado de servir – recebe o tal certificado que é emitido pelo próprio Ministério da Defesa.

Hoje, todos os homens com 18 anos devem procurar a junta militar mais próxima para dar entrada no processo de alistamento e, independente da condição de reservista, suas obrigações com a pátria vão até o último dia do ano em que completarem 45 anos.

O que Acontece se eu Não me Alistar?

Hoje em dia as sanções são menores para quem perde o prazo de alistamento militar, mas em geral o cidadão deverá pagar uma pequena multa e não poderá ter a carteira de trabalho assinada, pois o certificado de reservista é exigido no momento da solicitação da CT.

Para que Serve Certificado de Reservista

Além, obviamente, de comprovar a condição de reservista do cidadão, ele também serve para identificar a junta militar de origem dessa pessoa, pois em caso de qualquer situação emergencial que o país passe, caso convocado, será lá que a pessoa deverá se reportar.

Como Fazer a Segunda Via Certificado de Reservista?

Para fazer a segunda via do certificado de reservista, a pessoa deverá se dirigir a junta militar onde se alistou quando tinha 18 anos, com todos os documentos necessários – conforme listaremos abaixo no tópico apropriado – de preferência após o mês de abril e então solicitar o documento.

Mas porque somente depois de abril?

Porque na verdade o documento pode ser solicitado em qualquer mês do ano, contudo, como entre os meses de janeiro e abril as corporações ficam bem envolvidas com o processo de alistamento obrigatório, o requerente terá de enfrentar uma fila muito grande e o atendimento será bem demorado.

Por isso a dica de ir após o mês de abril e ser recepcionado com maior tranquilidade.

Caso a pessoa esteja muito longe de onde se alistou com 18 anos ou mesmo não saiba mais onde se localiza a sua junta militar de origem, então deverá procurar a mais próxima de sua residência, contudo a emissão da segunda via do certificado de reservista irá demorar mais.

O horário de funcionamento das juntas varia um pouco de Estado para Estado, no entanto, em geral, costumam funcionar a partir das 8 horas da manhã.

Uma dica interessante, caso você precise desse documento urgentemente, ainda dentro do período de janeiro a abril, é buscar a junta após as 10 horas da manhã, posto que nos primeiros horários a preferência será sempre para aqueles que buscam o alistamento obrigatório.

Documentos Necessários para Certificado de Reservista

Antes de tudo, a pessoa deverá se dirigir a uma agência do Banco do Brasil, da CEF ou até mesmo dos correios e efetuar o pagamento da guia de segunda via.

O requerente deverá comparecer a junta munido de cópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento, duas fotos 3×4 com fundo branco (similares àquelas utilizadas na confecção do RG), um comprovante de residência, a guia original paga e, se possível, cópia do documento original perdido.

E então, já ficou a saber mais sobre o que é o certificado de reservista, como obter 2ª via, para que serve, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a resposta a esta pergunta junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *