Agendamento Seguro Desemprego [ Como Fazer ]

Uma das maiores garantias conquistadas pelo trabalhador brasileiro com a consolidação das leis trabalhistas e a crescente formalização dos empregos foi, sem dúvida alguma, o seguro-desemprego, que hoje beneficia milhares de pessoas em todo o território nacional.

Dai a importância do agendamento do seguro desemprego como parte do processo de modernização dos serviços ofertados.

Você foi pego de surpresa com uma demissão e não sabe nem por onde começar para obter o seguro desemprego? Você quer agilidade para receber esse benefício, até porque quer utilizar o tempo extra para procurar um novo emprego?

Então leia integralmente o artigo e saiba como proceder para fazer o agendamento seguro desemprego.

Antes de mais nada é muito importante salientar que o interessado, antes mesmo de solicitar tal agendamento, deve ter certeza de que realmente tem direito ao benefício, para evitar perder tempo e ganhar frustrações.

O que é o Seguro Desemprego?

O seguro desemprego nada mais é do que uma renda paga ao trabalhador quando este é demitido, de forma que ele possa manter a si e sua família durante certo tempo para que consiga uma recolocação no mercado de trabalho. Tal renda pode ser paga em até cinco parcelas de maneira alternada ou em sequência.

E para ter acesso a esse benefício o interessado deverá dar o primeiro passo, ou seja, buscar um agendamento do seguro-desemprego, mas será que todos os trabalhadores possuem esse direito?

Quem tem Direito ao Seguro Desemprego?

Nem todos os trabalhadores que ficaram sem seus empregos têm direito a este benefício e, portanto, nem devem perder tempo com o agendamento, já que em seguida será indeferido.

Algumas situações são: perder o emprego com menos de 12 meses de trabalho efetivo para a primeira solicitação do benefício ou menos de 9 meses após a primeira solicitação, ou ainda menos de 6 meses após a segunda solicitação.

Além disso, o trabalhador não pode ser demitido por justa causa ou dispensa indireta.

Se você não faz parte de nenhum desses casos, siga em frente e faça seu agendamento já!

Como Solicitar o Agendamento Seguro Desemprego

Agora muitas cidades brasileiras já contam com esse serviço, ou seja, o agendamento seguro desemprego online, que consiste em reservar previamente por meio de um portal na internet uma data e hora para o atendimento presencial que efetivamente lhe concederá ou não o benefício.

Isso foi feito para diminuir as filas nos postos do INSS e melhorar consideravelmente a experiência do trabalhador!

Assim, para fazer o agendamento pela internet o interessado deverá acessar o Serviço de Atendimento Agendado (SAA), clicando no link abaixo:

http://www.saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam

Após carregar a página, escolha a opção “agendar” e então preencher um formulário que solicitará: o tipo de atendimento (entrada no seguro-desemprego), informações pessoais, Estado e Município.

Digite o código de segurança e clique em “Prosseguir”.

Automaticamente aparecerá o seu agendamento, ou seja, a data, hora e local para comparecimento e dar entrada no seguro-desemprego, contudo se você perceber que não poderá comparecer no horário informado, acesse novamente o portal através do link informado acima e clique em “Reagendar”.

Dessa forma, conseguirá uma nova data.

Note que a maioria das cidades brasileiras já estão disponibilizadas nesse sistema, contudo algumas não e se a sua não estiver na lista terá que comparecer a um posto do INSS.

Também existe a possibilidade de fazer o agendamento do seguro-desemprego por meio do telefone da Previdência Social, contudo, pelo excessivo número de chamadas o interessado deverá insistir já que o serviço pode estar ocupado.

Para isso ligue para: 135

Considerações finais

É fundamental que o trabalhador dê entrada no agendamento seguro desemprego assim que possível, mas obrigatoriamente entre 7 a 120 dias, pois após esse período não será mais possível solicitar o benefício.

Vale lembrar que para os empregados domésticos esse tempo é mais curto de 7 a 90 dias.

E então, já ficou a saber mais sobre como fazer para ter o agendamento auxilio-doença sem problemas?

Deixe em baixo nos comentários a resposta à ultima pergunta junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *