Agendamento RG [ Como Fazer ]

Diferente de alguns países, no Brasil dificilmente alguém sai de casa para os seus afazeres sem portar a carteira de identidade, seja para poder apresentar no caso de alguma autoridade policial solicitar ou mesmo em qualquer situação burocrática de escritório.

Devido a essa enorme importância, tal documento acabou por se tornar fundamental na vida dos brasileiros e como fazer o agendamento RG uma necessidade básica.

Você nunca tirou sua identidade e precisará de uma primeira via do RG? Você teve esse documento extraviado ou a validade do RG venceu? Você se casou e não sabe se poderá continuar portanto a mesma cédula de identificação?

Então leia o artigo na íntegra e conheça todos os detalhes do agendamento RG.

O que é o RG?

O RG (Registro Geral), popularmente conhecido como carteira ou cédula de identidade é hoje o principal documento de identificação individual do país, e é extremamente recomendado que todos o tenham, até mesmo as crianças.

Em resumo um cidadão brasileiro não pode ser completo e vivenciar todas as suas obrigações e direitos sem a posse dessa cédula que é extremamente simples, porém essencial e que de certa forma unifica todos os brasileiros.

Para que o RG tenha validade de fato ele obrigatoriamente terá: na frente a foto, a impressão digital do polegar direito, a identificação do Estado e do órgão emissor e a assinatura do titular.

Já no verso a numeração do RG, a data de expedição do documento, o nome completo, a filiação, a data de nascimento, a naturalidade, o documento de origem (certidão de nascimento, casamento, etc), a numeração da via e a assinatura do diretor responsável pela identificação civil do órgão em questão.

O que é o Agendamento do RG

O agendamento do RG nada mais é do que a primeira etapa que o interessado deverá iniciar para marcar uma data de visitação ao posto de identificação mais próximo visando obter o documento, seja primeira ou segunda via.

De fato, o agendamento é uma evolução de toda a burocracia de identificação, pois com ela ganhamos tempo e o prazo de entrega do documento se torna mais rápido. Contudo, ele muda de Estado para Estado.

Por que isso acontece?

Muitos perguntam o motivo pelo qual existem diferenças na forma como agendar e obter o RG entre todos os Estados da Federação.

Na verdade isso ocorre como consequência da lei 7116 de 29/08/1983 que culminou com a autonomia dos próprios Estados em escolherem seus órgãos emissores do RG.

Por exemplo: enquanto no Rio de Janeiro essa instituição é o DETRAN, no Paraná o serviço é prestado pelo departamento de polícia. Por isso não há um modelo pronto que contemple a todos.

Por isso, no presente artigo mostraremos como realizar o agendamento do RG no Estado de Minas Gerais, o que servirá de referência para os demais, já que o processo em si não muda muito entre os institutos.

Agendamento RG (ex. Minas Gerais)

Para quem deseja fazer o agendamento RG em Minas, é muito importante ter em mãos: a certidão de nascimento ou casamento, saber o número da sua carteira original (caso sua solicitação não seja para a primeira via) e ter boa conexão de internet.

Esse agendamento é todo feito online no portal do governo do Estado de Minas Gerais, que contempla também outras informações importantes para os cidadãos, as empresas e prestações de contas.

Caso o interessado precise solicitar o agendamento RG em MG, ele deverá acessar o seguinte endereço eletrônico:

http://www.mg.gov.br/conteudo/agendamento-online/emissao-da-carteira-de-identidade-1a

Mas se o prazo de validade estiver vencido ou houve o extravio do documento, então será necessária uma segunda via, que pode ser agendada através do endereço eletrônico abaixo:

http://www.mg.gov.br/conteudo/agendamento-online/emissao-da-carteira-de-identidade-2a

No agendamento, após clicar no link correspondente o interessado terá seu IP rastreado (como medida de segurança) e terá de preencher um formulário, onde: indicará o município (no caso do Estado de Minas apenas a cidade de Conselheiro Lafaiete não está integrada ao sistema, forçando o interessado a buscar um posto de atendimento), os dados pessoais, o dia e o horário desejados.

Por fim, deverá clicar em “Confirmar agendamento” e imprimir a folha guia com todos os dados que devem ser observados.

No meio do processo, é possível que uma guia de recolhimento estadual tenha que ser paga. Se for o caso, o agendamento só será concluído após essa quitação.

Por fim, é fundamental que o interessado tenha muito cuidado ao preencher essa ficha de solicitação do RG, pois qualquer diferença entre o que for preenchido e o que for apresentado acarretará na anulação de todo o processo, havendo, portanto, a necessidade de iniciar tudo novamente e sem poder contar com agendamento por telefone, pois esse serviço ainda não foi disponibilizado para o MG.

E então, já ficou a saber mais sobre como fazer para ter o agendamento RG e tudo o que é necessário?

Deixe em baixo nos comentários a resposta à ultima pergunta junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *