Agendamento Receita Federal [ Como Fazer ]

Você possui alguma pendência junto a Receita Federal do Brasil e não sabe qual o caminho que deve percorrer para começar a resolvê-la? Você foi intimado por carta a comparecer na Receita Federal e não sabe como proceder? Você tem algum tipo de problema com o imposto de renda e necessita de serviços e auxílios da Receita Federal para ajustá-los?

Então continue lendo integralmente o artigo e saiba tudo o que precisa saber a respeito do agendamento Receita Federal.

Ainda hoje muitas pessoas se perdem no que diz respeito ao relacionamento com a Receita Federal, pois possuem uma lembrança histórica dos tempos de morosidade, burocracia e enganos.

Essas não se dão conta que tal órgão vêm somando esforços no sentido de se modernizar e tornar o atendimento ao público fácil e rápido, tanto que hoje em dia muitos serviços podem ser realizados online.

Por isso, não perca tempo! Precisa agendar um atendimento Receita Federal? Então você está no lugar certo!

A Receita Federal

A Receita Federal é uma secretaria ligada a pasta do Ministério da Fazenda e cuida em todo o território nacional dos tributos, sonegação fiscal, tráfico de drogas e animais, etc.

Repaginada em 2007, a RFB remodelou toda sua estrutura de ação, tornando todos os serviços prestados por ela bem mais acessíveis e isso inclui o próprio agendamento da Receita Federal.

Agendamento Receita Federal

Visando diminuir as intermináveis filas nos balcões de atendimento da Receita Federal, assim como dar mais agilidade em todo o processo e mais conforto aos usuários, a RFB criou um sistema de agendamento de serviços dinâmico, onde, dependendo do serviço que a pessoa precise, poderá realizá-los sem mesmo precisar sair de casa.

Com emissão de comprovante, inclusive.

Tal serviço têm sido muito proveitoso principalmente para os idosos e deficientes físicos, pois não precisam mais se deslocarem até um posto da RFB apenas para marcar outra data de atendimento. O que era algo bem frustrante!

Tipos de Agendamentos Ofertados pela Receita Federal

De fato são muitos os serviços de agendamentos ofertados pela RFB, contudo, só para que possamos ter a dimensão da importância desse interessante mecanismo facilitador, citamos:

  • Regularização de débitos;
  • Autorização para aquisição de veículos;
  • Pedido de isenção de IRPF para doenças graves;
  • E-social para o empregador doméstico;
  • Certificado digital;
  • CNPJ;
  • CPF;
  • Etc…

De fato são muitos os serviços ofertados no agendamento Receita Federal.

Quer conhecer a lista completa e ver se você pode ser atendido dessa maneira pela RFB? Clique no link abaixo e confira a lista de serviços:

http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/lista-de-servicos

Agendamento da Receita Federal – Processo

Após conferir no link acima se o agendamento que deseja pode ou não ser realizado online (se não for terás então que ir pessoalmente até uma das agências da RFB). O interessado deverá clicar no seguinte endereço eletrônico:

http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/agendamento

Uma observação muito importante que deve ser feita antes que prossiga na solicitação do agendamento é saber que para tal serviço a RFB não aceita como documento de identidade: CPF, título de eleitor, carteira de motorista antiga (aquela que vêm sem a foto), certidão de casamento, certidão de nascimento, etc. O

u seja, os únicos documentos de identificação válidos para a RFB são o RG e a CNH moderna (com foto e na validade).

Portanto, após clicar no link acima, aguarde carregar completamente a página e clique em “Agendar Atendimento”. Uma página segura da Receita Federal abrirá (agendamento/cancelamento) com algumas orientações gerais que devem ser lidas antes de prosseguir.

Após a leitura dos 7 itens que compõe a lista de orientações, clique na quadricula “Li e Concordo” e depois no botão “Avançar”. Uma nova página aparecerá com um formulário.

Tal formulário deve ser corretamente preenchido. Em seguida informe o código de segurança e clique mais uma vez em “avançar”. Imprima a página seguinte como comprovante e aguarde um SMS da RFB a qualquer momento informando agência, dia e hora do seu atendimento.

O usuário também poderá buscar o agendamento pelo telefone, o que é um pouco complicado devido à morosidade do sistema, necessitando de inúmeras tentativas e paciência até que se consiga falar e passar tudo aquilo que precisa.

Mas se mesmo assim tiver interesse por essa opção de atendimento, basta ligar para o seguinte telefone:

  • 146 (que funciona de segunda a sexta de 8 às 22 horas)

E então, já ficou a saber mais sobre como fazer para ter o agendamento Receita Federal sem problemas?

Deixe em baixo nos comentários a resposta à ultima pergunta junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *