Agendamento Poupatempo [ Como Fazer ]

Há pouco tempo cada vez que necessitávamos de um serviço do poder público, era necessário ter no mínimo muita paciência para suportar a demora e a burocracia, mas com a organização do atendimento via o poupa tempo tudo isso ficou no passado, pois todo o processo ficou bem mais rápido.

Principalmente após a implementação do serviço de agendamento Poupatempo.

Você necessita realizar algum serviço no setor público? Tem urgência em obter algum tipo de documento do governo e não pode perder muito tempo com filas e burocracias que apenas irritam?

Leia o artigo por completo e saiba o que é e como funciona esse importante serviço criado para facilitar a vida do cidadão brasileiro.

Utilize a tecnologia a seu favor, ganhe tempo através do poupa tempo!

O que é o Poupatempo?

O Poupatempo é um programa criado inicialmente em São Paulo e depois utilizado por outras unidades da federação que tem como objetivo simplificar o atendimento do serviço público e unificar os trabalhos, a nível municipal, estadual, federal e até mesmo alguns órgãos privados.

Por isso, os serviços prestados pelo poupa tempo em cada Estado podem ser diferentes, mas, em geral, procuram informar sobre:

  • Documentação de automotivos
  • Entrada no seguro-desemprego
  • Agendamento do RG
  • Atestado de antecedentes criminais
  • Carteira de trabalho
  • Renovação da CNH
  • Cadastro de emprego
  • Etc…

Cada caso um caso!

Como pincelamos pouco acima, cada Estado tem total autonomia para gerir esse tipo de serviço. Por isso alguns Estados possuem o poupa tempo e outros não. Ou seja, cada caso um caso!

Para ilustrar melhor como proceder com o agendamento Poupatempo, optamos pelo exemplo do Rio Poupatempo na web, que é a aglutinação de serviços públicos para o povo residente no Estado do Rio de Janeiro.

Agendamento Poupatempo (RJ – Rio de Janeiro)

No portal Rio Poupatempo na web o interessado poderá ter acesso a muitos serviços públicos devidamente direcionados para cada público: pessoas interessadas em questões empresariais, questões que envolvam documentações, pessoas que buscam informações sobre benefícios, assuntos sobre trabalho e renda, questões educacionais, habitação, etc.

Para tal, o interessado deverá acessar o seguinte endereço eletrônico:

http://www.rj.gov.br/web/poupatemporj

Assim que a página carregar o interessado terá acesso a todos os serviços prestados pelo site de acordo com cada segmento.

Para facilitar o entendimento de como a página funciona, vamos criar uma situação hipotética!

Então, supondo que uma pessoa necessite com urgência da primeira via da carteira de trabalho sendo residente e domiciliado no Estado do Rio de Janeiro, como ela deve proceder?

A primeira coisa a ser feita é acessar o portal do poupa tempo já indicado acima, depois deverá rolar a página até identificar a seção “trabalho e renda”, onde poderá observar a opção “primeira via de carteira de trabalho” e clicar nela.

De cara abrirá uma nova página contendo todas as informações relevantes sobre o assunto: a quem se destina, documentação necessária, endereço das unidades que disponibilizam esse serviço no Estado, o telefone para o devido agendamento do serviço e e-mail para contato.

Ou seja, se uma pessoa tivesse que pesquisar toda a burocracia necessária para poder agendar cada um desses serviços levaria muito tempo.

Mas com esse serviço, todas as informações estão agrupadas, facilitando a vida do cidadão, que poderá se deslocar até uma das unidades de atendimento para agendar no local certo o serviço que deseja.

Agendamento Poupatempo por Telefone (RJ)

Para informações e agendamento Poupatempo no Rio, o interessado poderá ligar para o seguinte número: (21) 2334-5891

Considerações finais

Cada Estado possui o seu poupa tempo, por isso, vale a pena encontrar o portal do poupa tempo que atende o seu Estado e verificar os serviços que ele disponibiliza, pois de uma única vez poderá saber todas as informações que necessita para alcançar seu objetivo.

Caso queira entrar em contato diretamente com os prestadores de serviços públicos, também no portal poupa tempo, em geral, você poderá encontrar uma lista atualizada.

No caso do Rio poupa tempo, essa página pode ser encontrada clicando no seguinte endereço:

http://www.rj.gov.br/web/guest/listaConteudo?search-type=listabyorgao&tipo=contatos

E então, já ficou a saber mais sobre como fazer para ter o agendamento Poupatempo sem problemas?

Deixe em baixo nos comentários a resposta à ultima pergunta junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *