Agendamento INSS [ Como Fazer ]

Quem de nós nunca adiou idas ao INSS por conta de uma vida corrida e não ter tempo para ficar horas intermináveis na fila do balcão de atendimento? Quem de nós nunca se chateou por precisar resolver uma algo a respeito da previdência social em meio a tanta burocracia e lentidão?

A boa notícia é que tudo isso começa a fazer parte do passado por conta do processo de informatização dessa instituição, tanto que agora já é possível ter o serviço de agendamento INSS!

Interessou? Quer saber como funciona esse serviço de agendamento para os serviços do INSS? Então continue lendo o artigo e saiba tudo o que é necessário para esse fim.

Serviços Disponíveis no Agendamento INSS

Antes de acessar o sistema para agendar a data do serviço que busca junto ao INSS, é muito interessante saber antes se ele está de fato disponível, para que você não perca tempo tentando algo que só poderá ser feito na loja física da instituição.

No entanto, a quantidade de serviços que já podem ser agendados pela Internet cresce a todo instante, portanto é sempre bom conferir se houve alguma atualização dessas funções.

Confira agora alguns dos principais serviços já disponíveis para agendamento online:

  • Benefício assistencial;
  • Edição de dados cadastrais;
  • Entrada no auxílio-reclusão;
  • Pensão por morte;
  • Certidão de tempo de contribuição;
  • Pecúlio;
  • Salário-maternidade;
  • Aposentadoria;
  • Etc…

Como um dos principais serviços procurados junto ao INSS é o seguro-desemprego, vale esclarecer que este tipo de agendamento deve ser feito através do portal do MT (Ministério do Trabalho) ou na secretaria de trabalho correspondente ao seu Estado.

Documentos Necessários para os Agendamentos

Apesar do processo de agendamento ser todo online, é fundamental ter em mãos alguns documentos essenciais para que se possa preencher o formulário de solicitação da reserva de horário.

Tais documentos são:

  • Número do NIT, PIS ou PASEP (informação está presenteno cartão cidadão);
  • Número da sua carteira de identidade;
  • CPF;
  • Número do benefício junto ao INSS;

Para facilitar seu agendamento, mantenha a impressora funcional e ligada, de forma que possa imprimir o comprovante de solicitação do agendamento junto ao INSS, assim como outras informações relevantes que serão apresentadas.

Agendamento INSS (Portal)

Para realizar o agendamento o interessado deverá ter conexão com a internet para então acessar o portal através do seguinte endereço eletrônico:

http://www2.dataprev.gov.br/prevagenda/OpcaoInicialTela.view

Após clicar no link acima a página do SISAGE (sistema de agendamento) será carregada, selecione a opção desejada entre agendar ou consultar o agendamento, reescreva o código de segurança e, por fim, clique em avançar.

O formulário de agendamento será carregado e então preencha todas as informações com bastante calma para evitar erros. Ao final, confira mais uma vez tudo o que informou, pois qualquer erro nesse formulário poderá anular sua solicitação no dia do atendimento por conta de inconstâncias no formulário.

Quando tiver certeza que está tudo certo, clique em “Avançar” mais uma vez!

Então automaticamente o sistema mostrará o local disponível para que se apresente munido de todos os documentos que informou (além de outros que o sistema nesse instante poderá informar), o dia e a hora para o comparecimento.

Não esqueça de imprimir essa página, pois pode ser útil para sua consulta e também no dia agendado durante a entrevista.

O agendamento INSS também pode ser realizado através do telefone, no entanto, em geral é bem difícil obter atendimento devido a grande demanda do canal.

Mas caso queira tentar, basta dicar de qualquer parte do país o número: 135

Por fim, caso tenha a data agendada, mas descubra posteriormente que não poderá comparecer. Volte ao sistema e refaça todo o procedimento de forma a anular a primeira data e ceder o horário para outra pessoa.

E então, já ficou a saber mais sobre como fazer para ter o agendamento INSS sem problemas?

Deixe em baixo nos comentários a resposta à ultima pergunta junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *