Agendamento Carteira de Identidade [ Como Fazer ]

Você está com o prazo de validade da sua carteira de identidade vencida? Quer tirar a primeira via do RG e não sabe o que deve fazer? Perdeu seu documento de identidade e não sabe nem por onde começar?

Então saiba que a primeira coisa que deverá providenciar, para qualquer dos casos citados, é um agendamento carteira de identidade!

Confira no artigo tudo o que precisa saber sobre o assunto.

A carteira de identidade é de forma incontestável o principal documento de identificação do brasileiro, tanto que é quase impossível conseguir um atendimento, seja na rede pública ou privada, sem apresentar o RG.

Por isso, não deixe para amanhã aquilo que você pode resolver ainda hoje, faça o agendamento da carteira de identidade e evite problemas futuros.

Agendamento Carteira de Identidade ( Caso a Caso )

O processo pelo qual o interessado deverá passar para o agendamento carteira de identidade até o recebimento do documento em definitivo dependerá do Estado em que a pessoa reside.

Isso acontece porque no Brasil cada Unidade Federativa tem autonomia para regulamentar o órgão de identificação que terá a responsabilidade emitir o documento.

Por exemplo: se o agendamento for no Recife (PE) a pessoa deverá procurar o portal do Instituto de Identificação Tavares Buril que possui exigências diferentes de quem fizer o agendamento em Florianópolis (SC) no IGP.

Em geral a documentação exigida tem variações, mas não muda muito nos institutos responsáveis pela emissão de cada Estado. Por isso, seguimos com o procedimento de um dos principais postos do país, o DETRAN-RJ.

O DETRAN-RJ é a instituição responsável pela emissão do RG para os habitantes do Rio de Janeiro. De forma simples, prática e descomplicada, qualquer um consegue facilmente solicitar o agendamento.

Agendamento Carteira de Identidade pelo DETRAN-RJ

O agendamento da identificação civil pelo DETRAN-RJ deve ser feito com o preenchimento de um formulário num portal específico da instituição que pode ser acessado clicando no seguinte link:

http://www.detran.rj.gov.br/_agendamento.eletronico/DIC_II/tela02.asp

O interessado deverá ter muita atenção durante o preenchimento do formulário, pois qualquer erro nessa fase poderá anular o prosseguimento da solicitação, ou mesmo tornar o atendimento no dia agendado nulo devido a informações prestadas de forma equivocada.

Por isso, preencha os campos do formulário de maneira igual ao que consta na sua certidão de nascimento ou casamento. Sem abreviações, erros de digitação ou mesmo apelidos.

Note que a veracidade das informações são muito importantes e indicam a responsabilidade do solicitante, portanto, caso o atendimento seja negado por conta de inconsistências nessa fase o interessado nem poderá reclamar com os funcionários do posto, pois terá de começar todo o processo novamente, entrando no portal e requerendo novo agendamento de data.

Após preencher todo o formulário e fazer uma revisão das informações (pois os erros são muito comuns especialmente na digitação de sequências numerais), o interessado deverá observar os caracteres apresentados no quadro inferior da página e repeti-los no campo ao lado.

Então clique no botão “Enviar”.

Note que o usuário após fazer o último procedimento descrito, ou seja, clicar no botão “Enviar”, ele deverá aguardar a resposta automática da página dizendo a data do atendimento e que o agendamento foi efetuado com sucesso, além de um número de solicitação.

O agendamento carteira de identidade também pode ser agendado via telefone. Contudo, devido a inúmeros outros serviços que o DETRAN-RJ faz é necessário alguma paciência porque as linhas vivem ocupadas.

Mas caso queira tentar, entre em contato com eles através dos seguintes telefones:

  • 3460-4040 / 3460-4041 (capital e regiões metropolitanas)
  • 0800-0204040 (demais áreas do Estado do RJ)

Considerações Finais

Por fim é muito importante avisar que o agendamento foi criado para facilitar a vida dos usuários, diminuindo o tempo de espera em fila e tornando todo o processo de obtenção do documento menos burocrático.

Por isso, o DETRAN-RJ, que foi o foco desse artigo, pede caso o solicitante desista do atendimento que comunique com antecedência de 24 horas sua falta para que o horário seja repassado para outro interessado. Para isso, basta ligar para os telefones de atendimento do DETRAN que já informamos!

E então, já ficou a saber mais sobre como fazer para ter o agendamento carteira de identidade completo?

Deixe em baixo nos comentários a resposta à ultima pergunta junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comments 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *